Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Chegam à Câmara de Goiânia projetos que instituem o IPTU Verde e alteram o ISSQN

    Publicado por ROTA-JURIDICA
    há 11 anos

    Chegaram à Câmara de Vereadores de Goiânia dois projetos de lei do Executivo relacionados a impostos municipais.Um eles cria o Imposto Predial e Territorial Urbano verde e o outro altera as regras do ISSQN –Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza.

    O objetivo do IPTU Verde é dar descontos sobre o imposto para cidadãos que realizarem em seus imóveis ações de preservação do meio ambiente e de sustentabilidade. De acordo com a proposta, o benefício será concedido em forma de descontos na tarifa do imposto em diversas proporções, que vão de 2% a 3%.

    Para ter o benefício, o contribuinte deverá, primeiro fazer requerimento, documentação que comprove as ações de sustentabilidade acima descritas, parecer técnico. O máximo de desconto permitido será de até 20% e somente por cinco anos seguidos e os benefícios serão concedidos somente no caso de adoção, de no mínimo, duas ações.

    Quanto ao ISSQN uma das modificações é relativa às obras de construção civil, e vai impactar a concessão do Habite-se ao término da construção. Também impõe ao contratante, ao locatário de imóveis comerciais, a condição de substituto tributário em caso do prestador de serviço, que é o contribuinte do ISSQN, não quitar as dívidas.

    Confira os percentuais de desconto no IPTU Verde:

    - sistema para captação e reutilização de águas pluviais = 3,0%

    - aquecimento hidráulico ou elétrico solar = 2,0%

    -construção de calçadas ecológicas = 3,0%

    -arborização no calçamento = 3,0%

    - permeabilidade do solo com cobertura vegetal = 2,0%

    -participação em coleta seletiva de resíduos sólidos em condomínios = 3,0%

    -construção com material sustentável = 3,0%

    -construção de telhado verde =3,0%

    -utilização de energia eólica= 3,0%

    • Publicações1078
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações339
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/chegam-a-camara-de-goiania-projetos-que-instituem-o-iptu-verde-e-alteram-o-issqn/100239375

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)