Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Responsabilidade por defeito em prótese de silicone é responsabilidade do fabricante

    Publicado por ROTA-JURIDICA
    há 11 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) afastou, na Justiça, a responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por defeito de fabricação em próteses mamárias de silicone da empresa Poly Implants Prothese (PIP). O posicionamento conseguiu impedir o pagamento indevido de indenização pela autarquia.

    A Procuradoria Regional Federal da 4ª Região (PRF4) e a Procuradoria Federal junto à Agência (PF/Anvisa) sustentaram que a responsabilidade por defeitos são de origem de fabricação e importação e, por isso, a ação deve ser dirigida exclusivamente às empresas.

    De acordo com os procuradores, o Código de Processo Civil determina a extinção do caso, sem julgamento do mérito, quando faltarem qualquer das condições da ação, como a legitimidade de uma das partes para responder pelo ocorrido.

    A ação foi proposta por uma consumidora que sofreu rompimento do silicone e a perda de tecido mamário durante a remoção. Ela acionou a Justiça pedindo a condenação da Anvisa ao pagamento de indenização por danos morais sofridos, alegando a responsabilidade da autarquia por aprovar o uso da marca da prótese PIP.

    Ao analisar o caso, a 6ª Vara Federal de Porto Alegre acolheu os argumentos apresentados pela AGU em defesa da Anvisa. Segundo a decisão, o fundamento da presente ação é uma falha /defeito no produto vendido, decorrente de processo fabril, e não inerente ao produto em si considerado.

    • Publicações1078
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações486
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/responsabilidade-por-defeito-em-protese-de-silicone-e-responsabilidade-do-fabricante/100189092

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
    Jurisprudênciahá 10 anos

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Recurso Cível: XXXXX RS

    Mark Rodrigues, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Saiba se você tem direito a justiça gratuita e como fazer o pedido.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)