Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Eleitoral cassa registro de candidatura de prefeito reeleito de Nazário

    Publicado por ROTA-JURIDICA
    há 11 anos

    O juiz José Cássio de Sousa Freitas, da 64ª Zona Eleitoral, julgou procedentes duas ações de investigação judicial eleitoral propostas pelo Ministério Público e cassou os registros de candidatura do prefeito reeleito de Nazário, Fábio Gabriel de Amorim, e de seu vice, Braz José Rodrigues. Nos dois processos, o magistrado considerou terem ficado comprovadas nos autos as acusações de captação ilícita de sufrágio (compra de voto) e de abuso de poder político e econômico. A sentença também declarou a inelegibilidade de Fábio e de Braz por oito anos, a contar de 2012. Com a decisão, o prefeito reeleito não foi diplomado na solenidade realizada na manhã de quarta-feira (19/12), em Nazário.

    Além do prefeito e seu vice, a declaração de inelegibilidade por oito anos alcançou ainda a primeira-dama de Nazário, Sônia Costa de Amorim, mulher de Fábio, e Eudétio Batista de Oliveira, que teria intermediado uma das negociações de apoio político. As ações de investigação judicial eleitoral foram propostas pela promotora de Justiça Laura Diva de Macedo e Louredo Teles Tolentino, que está respondendo por Nazário.

    Em um dos processos, a acusação contra o prefeito, seu vice e a primeira-dama é de ter tentado cooptar o apoio do vereador Jairo Pereira de Oliveira em troca de vantagens financeiras. Conforme os autos, Jairo é adversário político de Fábio e acabou gravando a conversa que teve com o então candidato, na qual foram feitas as promessas de pagamento e até de doação de um imóvel. A ação eleitoral também foi instruída com cheques que teriam sido emitidos pela primeira-dama e repassados ao vereador como “pagamento” pelo seu apoio. Os documentos foram entregues ao MP por Jairo.

    A outra ação apontou também a tentativa de aliciamento do apoio político da presidente do PPS de Nazário, Marisleila Gonçalves de Oliveira, e do vice-presidente do partido, Adair Antônio de Souza. A negociação também teria envolvido promessa de vantagens financeiras e a doação de imóvel.

    • Publicações1078
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações51
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-eleitoral-cassa-registro-de-candidatura-de-prefeito-reeleito-de-nazario/100258489

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)